Como enviar os convites para o seus convidados

Vira e mexe surgem algumas dúvidas de como endereçar os convites. Feita a lista - parte mais difícil dos preparativos para muitos!
ESCOLHA SEU ESTILO
A primeira providência é escolher o calígrafo para realizar o trabalho. É importante falar com o profissional com antecedência, pedir amostras de caligrafia (para você escolher o que é mais adequado para o convite), conversar sobre prazos e preços. Hoje em dia, os calígrafos além de personalizarem os envelopes, oferecem outros serviços: colocam os convites no plástico, fecham com lacres (simples ou personalizados), R.S.V.P e alguns até tem serviço de entrega. Quando escolher quem vai fazer o trabalho para você, leve isto em conta também. Os preços variam. Pergunte tudo antes.

NOME CERTO, CONVIDADO FELIZ
O próximo passo é ter a lista de casamento impressa e checada a grafia dos nomes correta para não passar por nenhuma saia justa (anotações feitas à mão podem dar margem ao erro de caligrafia e nomes) e mandar para o calígrafo subscritar os envelopes. O trabalho do calígrafo é personalizar os convites, da maneira que combine com o convite. Preste atenção que o tipo de letra escolhido para a caligrafia deve ter o mesmo tipo de linguagem que a arte escolhida para o convite: os mais formais podem ter letras góticas, cursivas, ronde francesa que são mais trabalhadas.

DÚVIDAS QUE TODO MUNDO TEM
Calígrafo decidido, agora resta uma dúvida: como se endereçar aos convidados no envelope?
Como isso é uma coisa pessoal, e que varia de acordo com cada tipo de arranjo, pode-se colocar os nomes das pessoas, se o casamento for informal, mas se for uma celebração formal, com convidados que necessitam de títulos, existem pequenas regras que podem ajudar:

Aqui algumas situações do dia a dia, não inclui nesta lista os pronomes formais*.

Casal:
Sr. e Sra Fulano de Tal ou
Sr. Fulano de Tal e Sra.

Solteiro:
Sr. Fulano de Tal

Solteira:
Sra. ou Srta. Fulana de Tal
(mas isso é bem formal, pode estar apenas "Fulana de Tal")

Família:
Sr. Fulano de Tal e família

Padrinhos (casal):
Aos Padrinhos Fulano de Tal e Sra.
ou Aos Padrinhos Fulano e Beltrana de Tal

Padrinho:
Ao Padrinho Fulano de Tal

Madrinha:
À Madrinha Beltrana de Tal

A cada dia é mais comum dar uma informalizada e colocar:
À Amiga Beltrana
Aos Amigos Fulano e Beltrana de Tal (casal)

Importante não esquecer de fazer convites para os pais, é um gesto fino e normalmente eles se emocionam!!!
Aos meus queridos Pais e irmãos, Pai, Mãe, irmão e irmã (nomes)
À minha amada avó Maria de Tal

Muita gente pergunta sobre a utilização de "convitinhos". Eles caíram em desuso, cabe à nomenclatura dada no convite o bom senso de quem está sendo convidado.

Casal com 2 filhos onde os noivos convidam os pais:
Sr. e Sra Fulano de Tal

Casal com 2 filhos onde toda família é convidada:
Sr. Fulano de Tal e família.

Fora isso na hora da confirmação de presença, na listagem deve estar:
Sr. e Sra Fulano de Tal 2 PAX
Se o Fulano pedir para confirmar 4 pessoas cabe ao cerimonial informar que na listagem constam apenas 2 convidados para o convite.

Já que o assunto é o envio de convites: a etiqueta diz que todos os convites devem estar entregues 30 dias antes do casamento, para casórios na mesma cidade e 45 dias antes em outra cidade.
Em média em 10 dias a entrega dos convites é 100% feita. Aproveite os finais de semana para entregar pessoalmente os convites dos mais próximos. As listas de presentes já devem estar prontas quando a entrega for feita. E lembre-se, cabe ao convidado perguntar sobre as lojas e listas e nunca aos noivos em informar de antemão.

DICAS QUE VALEM A PENA LEMBRAR

1. Na hora de colocar os convites no envelope, coloque primeiro a parte de baixo do convite no envelope com a face impressa para cima, para que quando o convite seja aberto, o lado impresso seja o primeiro a ser visualizado.
2. Mande para o calígrafo 15% a mais de envelopes porque erros acontecem e se não houver envelopes para refazer algum deslize, ou um convite de ultima hora.
3. Além de subscritar os envelopes, os calígrafos podem fazer os menus das mesas, os placemants (marcadores de lugar nas mesas), o menu musical do casamento, os cardápios da recepção, criando uma festa unica. No caso de casamentos até 50 convidados pode-se também escrever os convites todos à mão.

4. Hoje em dia, o uso de do tratamento Ilustríssimo e Excelentíssimo (por extenso ou abreviado), está fora de uso, exceto em casos excepcionais e quando exige o protocolo, tratamento determinados em portarias. O mesmo se passa com o tratamento muito formal com pessoas ligadas a igreja. Um bom calígrafo sabe quando e como usar. Na duvida, pergunte ao profissional.

Save the Date (Reserve a Data)

Avisar aos convidados a data do casamento com antecedência virou moda
Uma das primeiras decisões que o casal precisa tomar antes de começar a planejar o casamento é marcar da data da união.
O Save the Date é um aviso que os noivos enviam aos futuros convidados para que eles reservem na agenda aquela data e não assumam nenhum outro compromisso.
Além de ser uma forma diferente e original de informar a todos a data do casamento, o convidado pode se preparar com antecedência para o evento, principalmente aqueles que residem em lugares distantes.
O Save the Date pode ser enviado virtualmente por e-mail ou impresso pelo Correio. Ele pode ser impresso em papel fotográfico com ímã, pode ser em formato de cartão-postal, marcador de páginas ou um singelo cartãozinho dentro de um envelope. “O Save the Date pode ser descontraído, mas deve seguir a mesma linha do convite e não deve chamar mais atenção do que ele”.
O Save the Date pode ser enviado de quatro a nove meses antes do casamento, porém, não substitui a entrega do convite formal. O convite deve ser enviado mais próximo à data do casamento.

Olha esse que super original.

Casamento Chelsea Clinton e Marc Mezvinsky

Chelsea Clinton se casou neste sábado com o banqueiro Marc Mezvinsky, em uma cerimônia realizada na pequena cidade de Rhinebeck.
O casamento atraiu a atenção de toda a imprensa, e as ruas da pequena cidade de Rhinebeck, no estado de Nova York, foram tomadas por jornalistas e cinegrafistas decididos a não perder detalhes da cerimônia.
A lista de convidados, em torno de 500, foi mantida em estrito segredo, mas os sites de notícias de celebridades especularam sobre a presença de Oprah Winfrey e de Steven Spielberg.


Curiosos tentam acompanhar o casamento de Chelsea Clinton à distância. Ficou até artística esta foto

Vista aérea da mansão onde foi realizado o casamento

Primeiros convidados chegam à mansão
Convidados
A estilista Vera Wang evita a imprensa na chegada ao local. Ela é o máximo!
Sempre ouvi dizer que não é bom usar passadeira branca, pois senão a noiva some. Acho que isso prova o contrário. Não fez falta nenhuma os tradicionais arranjos do corredor. Acho lindo noiva que entra com o véu no rosto
O vestido é um toma-que-caia recatado, de decote reto. O corpo tem um leve plissado trançado (que você pode ver melhor em outra foto) e a saia é toda recortada com um volume de "princesa". O vestido não é nenhuma novidade original, mas é lindo, na medida certa de uma moça tradicional quer ficar linda e impressionar, mas sem chocar. O único detalhe com maior brilho é o cinto. Me parece que vestido não é branco e sim off white.
Detalhes: maquiagem, decote, brincos, véu, manta da cerimônia judaica, flor de lapela, microfone de lapela
O altar tinha uma moldura de galhos retorcidos incrustados de flores (acho que algo como hortênsias). Uma ótima idéia para quem vai casar de dia e fora de um templo. Dá para ver que o vestido dela, como é de praxe da Vera Wang, tinha uma corzinha: na fita da faixa da cintura (atrás). O que será este quadro do lado direito?
Casal lindo! E esse buquê todo branquinho? Alguém me explica essa belezura?
São imagens como esta que fazem valer a pena um casamento no campo e de dia
Os Clintons também confirmaram que o Chelsea estava vestindo Vera Wang, e Hillary estava em Oscar de la Renta, tanto como o esperado