Como enviar os convites para o seus convidados

Vira e mexe surgem algumas dúvidas de como endereçar os convites. Feita a lista - parte mais difícil dos preparativos para muitos!
ESCOLHA SEU ESTILO
A primeira providência é escolher o calígrafo para realizar o trabalho. É importante falar com o profissional com antecedência, pedir amostras de caligrafia (para você escolher o que é mais adequado para o convite), conversar sobre prazos e preços. Hoje em dia, os calígrafos além de personalizarem os envelopes, oferecem outros serviços: colocam os convites no plástico, fecham com lacres (simples ou personalizados), R.S.V.P e alguns até tem serviço de entrega. Quando escolher quem vai fazer o trabalho para você, leve isto em conta também. Os preços variam. Pergunte tudo antes.

NOME CERTO, CONVIDADO FELIZ
O próximo passo é ter a lista de casamento impressa e checada a grafia dos nomes correta para não passar por nenhuma saia justa (anotações feitas à mão podem dar margem ao erro de caligrafia e nomes) e mandar para o calígrafo subscritar os envelopes. O trabalho do calígrafo é personalizar os convites, da maneira que combine com o convite. Preste atenção que o tipo de letra escolhido para a caligrafia deve ter o mesmo tipo de linguagem que a arte escolhida para o convite: os mais formais podem ter letras góticas, cursivas, ronde francesa que são mais trabalhadas.

DÚVIDAS QUE TODO MUNDO TEM
Calígrafo decidido, agora resta uma dúvida: como se endereçar aos convidados no envelope?
Como isso é uma coisa pessoal, e que varia de acordo com cada tipo de arranjo, pode-se colocar os nomes das pessoas, se o casamento for informal, mas se for uma celebração formal, com convidados que necessitam de títulos, existem pequenas regras que podem ajudar:

Aqui algumas situações do dia a dia, não inclui nesta lista os pronomes formais*.

Casal:
Sr. e Sra Fulano de Tal ou
Sr. Fulano de Tal e Sra.

Solteiro:
Sr. Fulano de Tal

Solteira:
Sra. ou Srta. Fulana de Tal
(mas isso é bem formal, pode estar apenas "Fulana de Tal")

Família:
Sr. Fulano de Tal e família

Padrinhos (casal):
Aos Padrinhos Fulano de Tal e Sra.
ou Aos Padrinhos Fulano e Beltrana de Tal

Padrinho:
Ao Padrinho Fulano de Tal

Madrinha:
À Madrinha Beltrana de Tal

A cada dia é mais comum dar uma informalizada e colocar:
À Amiga Beltrana
Aos Amigos Fulano e Beltrana de Tal (casal)

Importante não esquecer de fazer convites para os pais, é um gesto fino e normalmente eles se emocionam!!!
Aos meus queridos Pais e irmãos, Pai, Mãe, irmão e irmã (nomes)
À minha amada avó Maria de Tal

Muita gente pergunta sobre a utilização de "convitinhos". Eles caíram em desuso, cabe à nomenclatura dada no convite o bom senso de quem está sendo convidado.

Casal com 2 filhos onde os noivos convidam os pais:
Sr. e Sra Fulano de Tal

Casal com 2 filhos onde toda família é convidada:
Sr. Fulano de Tal e família.

Fora isso na hora da confirmação de presença, na listagem deve estar:
Sr. e Sra Fulano de Tal 2 PAX
Se o Fulano pedir para confirmar 4 pessoas cabe ao cerimonial informar que na listagem constam apenas 2 convidados para o convite.

Já que o assunto é o envio de convites: a etiqueta diz que todos os convites devem estar entregues 30 dias antes do casamento, para casórios na mesma cidade e 45 dias antes em outra cidade.
Em média em 10 dias a entrega dos convites é 100% feita. Aproveite os finais de semana para entregar pessoalmente os convites dos mais próximos. As listas de presentes já devem estar prontas quando a entrega for feita. E lembre-se, cabe ao convidado perguntar sobre as lojas e listas e nunca aos noivos em informar de antemão.

DICAS QUE VALEM A PENA LEMBRAR

1. Na hora de colocar os convites no envelope, coloque primeiro a parte de baixo do convite no envelope com a face impressa para cima, para que quando o convite seja aberto, o lado impresso seja o primeiro a ser visualizado.
2. Mande para o calígrafo 15% a mais de envelopes porque erros acontecem e se não houver envelopes para refazer algum deslize, ou um convite de ultima hora.
3. Além de subscritar os envelopes, os calígrafos podem fazer os menus das mesas, os placemants (marcadores de lugar nas mesas), o menu musical do casamento, os cardápios da recepção, criando uma festa unica. No caso de casamentos até 50 convidados pode-se também escrever os convites todos à mão.

4. Hoje em dia, o uso de do tratamento Ilustríssimo e Excelentíssimo (por extenso ou abreviado), está fora de uso, exceto em casos excepcionais e quando exige o protocolo, tratamento determinados em portarias. O mesmo se passa com o tratamento muito formal com pessoas ligadas a igreja. Um bom calígrafo sabe quando e como usar. Na duvida, pergunte ao profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário